Uma luta que se arrastou durante anos. Enquanto para alguns era apenas um sonho, para poucos abnegados era uma caminhada que tinha destino certo – instituir a APAE de Miranda para atender uma comunidade especial. Em 29 de outubro de 2003 esse destino foi alcançado, através do esforço de um grupo de pais e amigos de pessoas com deficiências. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Miranda – a APAE instituía sua unidade de Miranda.
Trata-se de uma entidade privada, classificada como do Terceiro Setor, filantrópica e detentora das mais diversas certificações necessárias para que atue em parceria com os Governos (Federal, Estadual e Municipal) estando apta a realizar convênios conforme as exigências da Lei Federal nº 13.019/14 o famoso Marco Regulatório.
Com o passar do tempo, a gestão conseguiu não só a solidificação física, conquistada através do recebimento de diversas emendas parlamentares indicadas por diversos vereadores e deputados como pode ser verificado nesta foto atual da sede própria (foto cedida por Ronaldo Vídeo), mas também manter um corpo multidisciplinar de qualidade, com profissionais competentes e dedicados que atuam no CAMS – Centro de Atendimento Multidisciplinar de Saúde e Serviço Social que oferecem a comunidade urbana, rural e indígena diversas e importantes terapias de estimulação, seja física ou mental, como no CEEMVIRG – Centro de Educação Especial Maria Virginia Rosário Garrido, ambos autorizados e certificados pelo CNES – Conselho Nacional de Saúde e CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social, MEC – Ministério da Educação, CEE – Conselho Estadual de Educação do MS, respectivamente.
Durante seus 17 anos de existência, como explica o sócio fundador, 1º presidente e atual Diretor Administrativo Adalberto Carlos L. Garrido, a entidade já praticou milhares de procedimentos na área da saúde terapêutica, são centenas de prontuários de assistidos, muitas alegrias mas também tristezas….na educação especial é autorizada pelo CEE a praticar o Ensino Fundamental nas séries iniciais (Ed. Esp.), hoje com 1º e 2º ano.
Durante a pandemia do Covid 19 estamos mantendo nossos atendimentos com protocolo de biossegurança adotado e aprovado pela FEAPAES MS, baseado nas regras da OMS e continuamos na área educacional com aulas não presencias, os alunos recebendo atividades semanalmente em suas residências, preparados com dedicação pelas professoras da entidade.
Não mantemos nenhum funcionário cedido, a maioria é CLT, contratados com carteira assinada e outros contratados por RPA, orgulha-se o Gestor, que tem na sua diretoria executiva valorosos companheiros sob a batuta do Presidente o empresário Nilton Dias Miranda.
Mantemos convênio para captação de recursos com a esfera Federal e Estadual na área da educação (MEC/FUNDEB), e na esfera municipal com a Saúde e o Serviço Social através de Termo de Fomento, e Convenio FEAS, renovados anualmente, e vale aqui deixar nossos agradecimentos a atual administração, que vem mantendo em dia os pagamentos dos mesmos, como também sempre a disposição para atuar em outras necessidades da entidade (Secretaria de Obras, da Saúde e Social). Também temos como parceiros o TJ e MPE MS, empresas das mais diversas áreas, projetos ecológicos, e a comunidade em geral.
Brevemente estaremos lançando um exemplar através do Jornal da Cidade com o grande histórico desta importante e sólida entidade mirandense, como também participaremos do Jornal on-line (www.jornaldacidademiranda.com.br) informando nossas ações. Para 2021 é esperado um novo modelo de atendimento, que se aprovado junto a parceira PMM, será de grande utilidade, não só para pessoa com deficiência, mas também para população idosa de Miranda no “Novo Normal” criado pelo Corona-vírus. Não nos esqueçamos nunca de que “Sozinhos somos fracos. Juntos seremos fortes na causa que abraçamos!”