Tenho recebido alguns questionamentos, muitas vezes diretamente, sobre como adicionar o Arla 32 no tanque de combustível. Daí a necessidade de escrever o artigo para a explicação. E a resposta é Não ! o Arla 32 é para ser utilizado apenas em motores a diesel com sistema SCR (Selective Catalyst Reduction). Ou seja, são apenas alguns modelos “diesel” no sistema SCR a maioria é no sistema EGR. Os veículos que utilizam o Arla 32 tem um reservatório separado ao lado do tanque de combustível e normalmente, apresenta uma tampa na cor azul.
Certamente que a poluição já se constitui em um problema de saúde pública nas capitais brasileiras. E os gases oriundos dos escapamentos dos grandes veículos a diesel tem ação altamente oxidante, sua presença na atmosfera causa a formação do ozônio troposférico, que pode levar ao aumento de internações hospitalares, decorrente de problemas respiratórios, e alergias. No ambiente, pode levar a formação de chuvas ácidas. Além disso, tem um importante efeito nas mudanças do clima, agravando o efeito estufa. O Conama, por meio do Proconve, vem impondo à indústria automobilística limites de emissão de poluentes cada vez mais rigorosos e por isto desde o início de 2012, entrou em vigor a sétima fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve – que visa reduzir os níveis de emissão de poluentes. A partir desta data, todos os veículos a diesel, sejam eles comerciais pesados, semi-pesados ou ônibus, já são fabricados com uma nova tecnologia de Redução Catalítica Seletiva – SCR. Para seu funcionamento e consequente redução das emissões poluentes (NOx), é necessária a injeção, no sistema de escapamento, de um aditivo, o chamado Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo, ou Arla-32.
O Arla-32 é de suma importância para a tecnologia SCR; por ser um composto químico que é injetado no sistema de escapamento dos ônibus e caminhões. Ele transforma os óxidos de nitrogênio em nitrogênio e água. Para obrigar os condutores a usar o Arla, um sistema eletrônico que também vem de fábrica diminui a potência do motor se os caminhões não são abastecidos com esse aditivo. Apesar da obrigatoriedade por todas as estradas do Brasil, os motoristas já estão burlando o sistema dos caminhões com um “chip”, instalado dentro do painel do caminhão ou simplesmente desligam o fusível de acionamento. O ARLA 32 é uma solução a 32,5% de ureia de alto índice de pureza, adicionada a água desmineralizada que é transparente e de manuseio seguro, além de não explosivo, não inflamável e pouco danoso ao meio ambiente, tanto que se você derramar ARLA 32 em suas mãos, basta lavá-las com água. O consumo médio é de 5% do consumo de diesel. Também é preciso trocar o filtro de Arla 32 a cada dois anos. Devido ao custo; alguns tem abastecido o tanque com água ou soluções caseiras, certamente por desconhecimento de que os óxidos de nitrogênio causam problemas ambientais como a chuva ácida, que prejudica o solo, as plantas, as águas e, também, contribui para deteriorar edifícios, pontes, monumentos e os próprios veículo. Por meio do Arla 32, associado ao catalisador do veículo, o óxido de nitrogênio é convertido em nitrogênio e vapor d´água, substâncias que não tem a mesma nocividade na qualidade do ar.
*Articulista