Fundamental entender que, mais que um dever, votar é um direito do cidadão
Talvez os mais jovens não saibam, e alguns mais velhos já esqueceram, mas houve um tempo em que não se votava para presidente da república, para governador, parte dos senadores eram indicados, não se votava para prefeito das capitais e dos municípios situados na faixa de segurança (fronteiras).
Movimentos foram realizados, batalhas políticas foram travadas e o cidadão conquistou de volta o direito de escolher seus representantes. Diante disso, votar não é um dever, é uma obrigação. É um direito reconquistado com muita luta, uma manifestação de democracia.
Este ano o horário de votação foi ampliado por conta da pandemia da Covid-19. Os eleitores poderão comparecer às urnas de 7h às 17h. Importante destacar que o horário entre 7h e 10h é preferencial, mas não exclusivo, para pessoas acima de 60 anos.
Alguns cuidados e providencias que devem ser tomadas para a votação:
Confira o local de votação;
Saia de casa com a máscara;
Se possível, leve a sua caneta;
Não esqueça de levar anotados os nomes e números dos candidatos;
Mantenha distância mínima de um metro e evite contato físico com outras pessoas;
Se possível, não leve crianças e acompanhantes;
Não deixe para votar na última hora;
Respeite o horário preferencial das 7h às 10h para maiores de 60 anos;
Limpe as mãos com álcool em gel antes e depois de votar;
Nos locais de votação, não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara;
Permaneça no local de votação apenas pelo tempo suficiente para votar;
Se estiver com febre, fique em casa.
Nos dias seguintes às eleições, o Jornal da Cidade estará publicando a relação de todos os candidatos e o número de votos obtidos por cada um, como forma de manter os eleitores bem informados, assim como outras assuntos interessantes relacionados com as eleições municipais de Miranda. Para aqueles que estão decepcionados com política e pensam em não votar, ou votar nulo, apenas um lembrete – se você não exerce seu direito, outros escolherão por você. Não se cale, é importante votar, ajudar a eleger seu representante. Faça valer seu direito.