Contratação
Através de indicação ao Executivo Municipal, a vereadora Elange Ribeiro indicou a necessidade de contratação de psicólogo para atender a Rede Municipal de Ensino, salientando que a prática do psicólogo na escola é reconhecida como um modo de atuação do psicólogo enquanto profissional, tendo como fins para o cumprimento de seus objetivos, um olhar diferenciado para o aluno, a família, a instituição e a sociedade.
Compete a esse profissional desenvolver trabalhos de orientação vocacional e profissional com alunos; trabalhar no desenvolvimento de ações preventivas; desenvolver ações com o corpo docente sobre temas pertinentes que merecem atenção na escola; realizar trabalhos com familiares; participar da construção do projeto político pedagógico da escola, dentre outros. Nesse sentido, o trabalho do psicólogo na escola assume uma postura de agente de mudanças, isto é, deseja atuar pautando-se na promoção e prevenção da saúde, a partir de uma ação conjunta com todo o contexto escolar.
Quanto a aspectos legais, há o Projeto de Lei 3866/2000, que garante o assistente social e o psicólogo nas redes de ensino do país, para cada 200 alunos, com carga horária de 25 horas semanais. Este PL foi aprovado pela Câmara Federal somente em 2015, ao qual passou por algumas alterações no Senado Federal e neste momento aguarda a sanção do Presidente da República.
Raio X digital
A vereadora pediu ainda a aquisição de raio x digital para o Hospital Municipal Renato Albuquerque Filho, uma vez que na radiografia tradicional ou analógica, os raios são captados no sentido oposto ao feixe emitido e registrados em um filme, que é revelado em uma máquina especial. Atualmente, esse serviço é disponibilizado pelo Hospital Municipal Renato Albuquerque Filho, com grande presteza dos técnicos de Raio x (responsáveis tanto pelo manuseio de equipamentos, como também no cuidado direto de pacientes). Entretanto, o aparelho já vem sendo utilizado há décadas (veio para Miranda no ano de 2004, após anos de uso no Hospital Regional de Campo Grande – MS), necessitando de manutenções constantes e atenção do gestor local para que continue atendendo nossa população.
O raio x digital pode proporcionar ao paciente o diagnóstico com meios muito menos invasivos às pessoas submetidas à avaliação, já que diminui também a necessidade de repetições, visto que a qualidade das imagens é assegurada. O raio x digital possibilita que médicos visualizem a região interna dos tecidos humanos e examinem, com maior precisão e facilidade, possíveis ossos fraturados, inchaços e até tumores.
Inclusão social
Elange Ribeiro pediu também a extensão do Projeto Marinho Faccin para os distritos, aldeias indígenas e assentamentos, salientando que a inclusão social é um dos grandes desafios do Brasil que, por diversas razões históricas, acumulou enormes desigualdades sociais referentes à distribuição da riqueza, da terra, do acesso aos bens materiais e culturais e da apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos.
Neste sentido, a inclusão social pode ser entendida como a ação que proporciona às populações que se mantém à margem dos benefícios do desenvolvimento social e econômico, oportunidades e condições de terem acesso à saúde e educação de qualidade, ao saneamento básico, ao lazer, à cultura etc.
O projeto Marinho Faccin oferece a inclusão de crianças e jovens ao mundo das artes, através dele eles tem acesso a aulas de violão, artes, capoeira, dança entre outras atividades. Desta forma, para que atinja o maior número de crianças beneficiadas e oportunizar acesso às mesmas e suas famílias, esta vereadora vem solicitar a extensão do Projeto aos distritos, aldeias indígenas e assentamentos do município.
Vagas
A vereadora Elange Ribeiro pediu ao Executivo Municipal a instituição de vagas privativas à Polícia Militar no município, considerando que entre suas atribuições está o policiamento ostensivo de trânsito. No Código de Trânsito Brasileiro, encontra-se a expressão policiamento ostensivo de trânsito como sendo a “função exercida pelas Polícias Militares com o objetivo de prevenir e reprimir atos relacionados com a segurança pública e de garantir obediência às normas relativas à segurança de trânsito, assegurando a livre circulação e evitando acidentes”.
Desta forma, a Polícia Militar necessita de local privativo de estacionamento para desenvolver seu trabalho preventivo nas áreas de maior fluxo de pessoas e veículos nas áreas centrais da cidade. A vereadora recomenda que uma delas seja na Praça Agenor Carrilho, mais especificamente na Rua Tiradentes, próximo à esquina; e, a outra, na Avenida Afonso Pena, em frente a Agência dos Correios
Moção de Pesar.
A Câmara Municipal de Miranda, através da Vereadora Elange Ribeiro Perez manifesta o seu profundo pesar a toda à família Oliveira pelo falecimento do Senhor Sebastião Pereira de Oliveira.
É justa a homenagem póstuma desta Casa de Leis Ao Senhor Sebastião que no dia 07 do corrente mês se juntou ao Pai, deixando um imenso vazio no seio familiar e um legado de honra e serenidade junto a todos que tiveram a honra de conviver com ele. Sabemos o quanto foi guerreiro, um verdadeiro exemplo para os seus filhos: Sonia, Alaide, Vilma, Valter e Roseli. Natural da cidade de Virgem da Lapa – Minas Gerais Senhor Sebastião veio para cidade de Miranda para residir na região da Fazenda Cafezal onde trabalhou na roça com sua esposa e filhos, fixando residência na nossa Miranda há mais de 40 anos.
Esta saudade será eterna e hoje, mesmo que qualquer palavra não seja capaz de trazer consolo, coloco-me a disposição de toda a família com todo respeito, amizade e carinho. Peço a Deus que conforte a todos familiares e que a fé possa ser alimento nesse momento de dor.
Por fim, esta Câmara presta seu pesar aos corações enlutados de toda a família, em especial ao companheiro Valter Ferreira de Oliveira – vereador desta Casa de Leis e pelo qual envio meu forte abraço a toda família enlutada.