Por volta de 01h30min da madrugada de terça-feira as autoridades sanitárias de Miranda receberam, do Governo do Estado, 11.622 doses da vacina chinesa Coronavac, suficientes para imunizar 5.811, considerando que cada pessoa deve receber duas doses do imunizante. As doses foram convenientemente armazenadas em ambientes com temperaturas que variam de 2 graus a 8 graus centígrados.
Essa primeira remessa da vacina Coronavac, que protege contra o novo Coronavírus, inicialmente estava prevista quantidade para a imunização de 6.861 mirandenses, no entanto, como houve revisão no quantitativo de vacinas para todo o Brasil, a meta foi adaptada. A vacinação teve início em Miranda ainda na terça-feira, tendo como público alvo os profissionais de saúde, profissionais de sala de vacinação, profissionais que trabalham no Lar de Idosos, idosos residentes permanentes no Lar de Idosos. Estes números são definidos pelos planos estadual e nacional de vacinação, cabendo ao município executar o que é determinado, organizando a logística necessária.
Em sua rede social, o prefeito Edson Moraes (PSDB) comemorou o recebimento das vacinas. “Esse é um momento emocionante e histórico. A esperança chegando para livrar a nossa cidade, do vírus da Covid-19. Muitas vidas foram perdidas, e, hoje, a gente fica com esperança de vida. Recebemos hoje às primeiras doses para imunizar os primeiros cidadãos mirandenses”, disse o prefeito.
Comunidade indígena será 100% imunizada
Segundo informações do Secretário Municipal de Saúde, Aldecir Dutra, as 10 horas da manhã de terça-feira, mesmo dia que chegou a Miranda, foram entregues 5.600 doses aos coordenadores do Polo Base de Saúde Indígena de Miranda, para atender as nove aldeias do município. Ainda segundo o secretário, o trabalho de imunização será realizado pela própria equipe da SESAI. O cronograma foi discutido na manhã da quarta-feira passada entre os caciques das nove aldeias.
A quantidade de mais de cinco mil doses de vacinas para as aldeias é devido a especificidade cultural dos Terena, e o crescente números de infectados nas terras indígenas do município.
Argemiro Turíbio, coordenador da CTL Funai de Miranda, disse que “a comunidade espera com A mesma euforia que tem os moradores da cidade”. Turíbio disse ainda que a quantidade da população Terena nas nove aldeias beira a 10 mil pessoas.
As doses são suficientes para imunizar 100% da população indígena aldeada com mais de 18 anos, que é a meta do Plano Nacional de Imunização. A prefeitura agora está no aguardo da segunda etapa, para dar prosseguimento ao calendário de vacinação.
O Secretário Aldecir Dutra lembra que apesar do inicio da vacinação, não devemos descuidar e sempre procurar manter o distanciamento social, usar máscaras e sempre desinfetar as mão com álcool gel ou água e sabão. (colaborou Gilson Sobrinho)