“Eu gostaria de abrir meu próprio negócio”: aluna relata o início da realização de um sonho em curso do Sebrae em Miranda

“Eu achei maravilhoso o curso, gostei muito”, afirma Ismara Pires de Barros, uma das vinte três mulheres formadas no curso de design de sobrancelhas realizado em Miranda no dia 11 de março. “Eu gostaria de abrir meu próprio negócio. Ainda não comprei os preparativos, por conta de que comecei a trabalhar agora, ainda estou sem condições, me separei agora, somos eu e minha filha, mas eu vou comprar [instrumentos para a atividade de design de sobrancelhas] e vou atender sim”, diz Ismara.

“Eu gostaria de abrir meu próprio negócio. Ainda não comprei os preparativos, por conta de que comecei a trabalhar agora, ainda estou sem condições, me separei agora, somos eu e minha filha, mas eu vou comprar [instrumentos para a atividade de design de sobrancelhas] e vou atender sim”, diz Ismara. FOTO: arquivo pessoal.

Por enquanto, Ismara conta que já empreende de outras formas. “Eu faço bolos também, bolos de pote, bolos de festa. E aí agora eu estou investindo mais nisso”, relata. “Eu queria também fazer um curso para eu divulgar mais essas coisas, por nos grupos, sabe”, completa.

A disposição de Ismara de aprender para  empreender e gerar renda para si e sua família faz dela uma das 10,3 milhões de empreendedoras que há no Brasil. Segundo o estudo de 2023, realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) as mulheres são 34,4% dos 30 milhões de empreendedores brasileiros.

O curso em Miranda retrata esta disposição das mulheres em empreender. Inicialmente, o treinamento tinha vinte e cinco vagas. Houve mais de 100 inscritas. “Estamos verificando a possibilidade, em parceria com o Sebrae, de abrirmos novas turmas”, afirmou o prefeito Fábio Florença (PSDB).

Curso que tinha 25 vagas foi procurado por mais de cem mulheres. Organizadores avaliam se abrirão novas turmas. FOTO: Luciano Justiniano.

Não há números locais, sobre a quantidade de mulheres mirandenses empreendedoras. Mas dados como esta procura pelo curso ou a existência de um grupo de whatsapp em que há 300 mulheres mirandenses que empreendem, demonstram a força do empreendedorismo feminino no município.

Diante disso, o curso de design de sobrancelha foi a primeira ação da recém-criada Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, que tem a primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho Carmem Florença à frente.

O curso de design de sobrancelha foi realizado pela Prefeitura, por meio do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido em parceria com o Sebrae e aconteceu no Cras (Cetro de Referência da Assistência Social).

“Temos uma série de cursos previstos e daremos a visibilidade para que todos os interessados possam se qualificar”, afirmou Elber Santos, agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor em Miranda.

Continuar Lendo