Patrulha
Por meio de expediente encaminhado ao governador Reinaldo Azambuja, com cópias para o deputado federal Beto Pereira; para o Coronel QOPM, Marcos Paulo Gimenez, Comandante Geral da Policia Militar do Estado; Comandante da Polícia Militar de Miranda, 1ª Ten. Mirna Greff Lili Almeida e o prefeito Edson Moraes, a vereadora Dayalen Roas Pereira solicita que seja cumprida a Lei nº 1283 de 27 de setembro de 2012, que cria a Patrulha Mirim no âmbito do município de Miranda.
O cumprimento deste projeto no município é anseio da vereadora que acompanha os trabalhos já realizados com crianças e adolescentes em outros municípios, pelo Projeto Patrulha Mirim. Este Projeto deve ser realizado com adolescentes e crianças na faixa etária de 10 a 15 anos, numa parceria entre a Prefeitura, Secretaria de Ação Social e Polícia Militar, tendo como principal objetivo valorizar os ensinamentos adquiridos na rede de ensino, resgatar a cidadania, dignidade, valores de família, respeito cívico, disciplina, proporcionando perspectiva para uma vida futura.
Moção de Aplausos
A Câmara Municipal de Miranda, Estado de Mato Grosso do Sul, através da Vereadora Dayalen Roas Pereira, manifesta seus aplausos as MULHERES MIRANDENSES.
A presente moção justifica-se plenamente, considerando que todos sabem que o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora, em razão dele sofreu grandes perdas. Ao longo da história, as mulheres estiveram sempre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem receber nada pelo seu trabalho ou então ganhavam um salário injusto, que não dava para sustentar sua família. Em razão desses e tantos outros modos de discriminação, as mulheres se uniram para buscar maior respeito aos seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida. A discriminação era tão grande e séria que chegou ao ponto de operárias de uma fábrica têxtil serem queimadas vivas, presas à fábrica em que trabalhavam (em Nova Iorque) após uma manifestação onde reivindicavam melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária de 16 para 10 horas diárias, salários iguais aos dos homens – que chegavam a ganhar três vezes mais no exercício da mesma função, fato este que deu origem a comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Ainda em nosso país, há poucos anos, foi aprovada a Lei Maria da Penha, como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo bons tratos dentro de casa, para que não sejam mais espancadas por seus companheiros ou que sirvam como escravas sexuais deles. Mas a mulher não desiste de lutar pelo seu crescimento, o dia 08 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que visem à diminuição do preconceito, onde são discutidos assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua importância para uma vida mais justa em todo o mundo.
Assim sendo, pelos motivos acima expostos, todas as mulheres merecem o reconhecimento desta Casa de Leis.