Secretaria de Saúde de Miranda faz campanha de vacinação

Vacina contra a influenza está disponível em todos os postos de saúde do município

A partir de hoje (18/05) a população mirandense pode procurar os postos de saúde da cidade para vacinarem contra o vírus da influenza.

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação de público no dia 12 (sexta-feira), com a intenção de expandir a cobertura vacinal contra a doença antes do início do inverno, época em que aumenta a incidência de infecções respiratórias.

EM MIRANDA

Segundo informou a equipe da Secretaria de Saúde do município, a vacina está liberada para toda a população, a partir dos seis meses de idade.

Em entrevista para a Rádio FM Capital 91, foi informado que no sábado, 20 de maio, será feita uma grande campanha de vacinação, com pontos de que funcionarão das 7h às 17h, nos seguintes locais:

– Supermercado Tiradentes (Unidade Nova Miranda);

– Supermercado Princesa (na entrada da cidade;

– Praça Agenor Carrilho;

– Supermercado Cacique.

Lembrando que durante a semana, a vacina pode ser encontrada em todas as unidades de saúde nos horários das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Além da vacina contra a gripe, todas as outras vacinas estarão disponíveis no sábado, 20. É importante levar seu cartão de vacinação.

NO PAÍS

 “A orientação atende a pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região. Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. A meta é vacinar 90% da população”, destacou o ministério, por meio de nota.

A vacina estava sendo aplicada apenas em idosos acima de 60 anos; crianças com idade a partir de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); imunossuprimidos; indígenas; profissionais da saúde e da educação; pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades; profissionais de transporte coletivo e portuários; trabalhadores das forças de segurança e salvamento; trabalhadores das forças armadas e do sistema prisional; e população privada de liberdade.

A pasta reforçou que a imunização é fundamental porque reduz a carga da doença, sobretudo em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde. Até o fim de abril, pelo menos 253 mortes por gripe foram confirmadas no país. (Com informações da Secretária de Saúde de Miranda e da Agência Brasil)

Continuar Lendo