Programa de Aquisição de Alimentos injeta R$ 195 mil em pequenos produtores rurais de Miranda e fortalece combate à insegurança alimentar

O município de Miranda tem colhido frutos importantes com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que ao longo dos últimos 12 meses investiu R$ 195 mil na compra da produção de 16 projetos de pequenos produtores rurais, na modalidade hortifruti. A ação tem gerado renda para os agricultores familiares e, ao mesmo tempo, levado alimentos de qualidade para famílias em situação de vulnerabilidade.
Coordenado localmente pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, o PAA é uma iniciativa do Governo Federal, desenvolvida em Miranda por meio de uma parceria com a Prefeitura, o Governo de Mato Grosso do Sul (via Semadesc) e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
Os produtores entregam periodicamente os alimentos previstos em seus projetos, como ocorreu na última terça-feira (24). Os produtos são pesados, registrados e destinados a entidades filantrópicas, como o Lar de Idosos São João, e a famílias cadastradas pela assistência social municipal.
A secretária interina de Assistência Social, Cíntia Fonseca Castanheira, enfatizou a importância social e econômica da iniciativa:
“O prefeito Fábio Florença tem um carinho especial por esse programa, pois ele cumpre dois papéis fundamentais: gera renda para os nossos pequenos produtores e leva dignidade para quem mais precisa.”
A modalidade hortifruti do PAA em Miranda atualmente não inclui comunidades indígenas, mas tem sido essencial para apoiar a produção agrícola familiar em outras regiões do município, promovendo segurança alimentar, valorização da produção local e fortalecimento da economia rural.
O PAA é, portanto, uma ação de impacto direto e positivo: fortalece a agricultura familiar, estimula a permanência no campo, movimenta a economia local e promove cidadania ao garantir que alimentos saudáveis cheguem à mesa de quem mais precisa. Um ciclo virtuoso que faz diferença na vida de muitos mirandenses.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *