Evento reuniu comunidade, autoridades e homenageou a tradição indígena no domingo de Páscoa
A Aldeia Moreira foi palco de uma vibrante celebração ao Dia dos Povos Originários, com um desfile cívico, militar e escolar realizado na manhã do último domingo (20), coincidindo com o feriado de Páscoa. Tradicionalmente comemorado em 19 de abril, o evento foi adiado em um dia para possibilitar a participação de todas as comunidades indígenas do município de Miranda.
O desfile percorreu as principais ruas da comunidade e teve seu encerramento na quadra de esportes da aldeia. Participaram da programação os alunos da Escola Extensão Arthêmis Paz Bossay, a Banda Municipal de Miranda, soldados do Campo de Instrução Betione, o Corpo de Bombeiros e a Comitiva Esperança.
Na quadra, a programação seguiu com apresentações culturais que emocionaram o público, incluindo a tradicional dança do Seputerenoe e a dança dos guerreiros, símbolos da identidade e resistência dos povos indígenas.
O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais: Cíntia Castanheira (secretária de Assistência Social), André Vedovato (chefe de Governo), Tania Metelo (diretora da Escola Polo Pilad – Extensão Arthêmis), Thiago Alves e Gaby Faria (representando a M2 Ultra Fibra Miranda), além de Fernando Henrique, secretário de Turismo.
Um dos momentos marcantes foi a entrega de um kit esportivo ao cacique Vanderlei Farias, feita pela empresa M2 Fibra Óptica, como forma de agradecimento à parceria com a aldeia. A Aldeia Moreira foi a primeira comunidade indígena da região a ser contemplada com internet 100% fibra óptica, projeto que depois se estendeu a outras cinco aldeias.
Ao final da cerimônia, o cacique Vanderlei agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da união e do respeito às tradições. A banda municipal encerrou a solenidade com o tradicional “Parabéns para Você”, em homenagem ao povo indígena.
Após o ato oficial, foi servido um almoço comunitário no centro da aldeia, reunindo moradores, visitantes e autoridades em um momento de confraternização e valorização cultural. (Por Cristedi Produções – Colaboração para o Jornal da Cidade)