O prefeito Fábio Florença (PSDB) entregou, ao presidente da Sociedade Beneficente de Miranda, Nelson Manoel de Andrade, um ofício na qual o Executivo Municipal solicita a cedência do espaço do antigo hospital Pedro Pedrossian para que lá seja instalado o CEM (Centro de Especialidades Médicas). Florença se reuniu com Andrade na manhã da segunda-feira, 29 de janeiro.
“O prédio do antigo hospital está abandonado. E nós, da Prefeitura, estamos precisando de um espaço para ampliarmos e melhorarmos o atendimento que já realizamos no CEM. Por isso gostaríamos da colaboração da diretoria da Sociedade Beneficente, para que eles entendam que podem ainda fazer o bem para nossa população, cedendo o prédio que está fechado, abandonado há tantos anos”, afirmou Fábio Florença, para o Jornal da Cidade.
Segundo o documento entregue pelo prefeito ao presidente da entidade responsável pelo prédio do hospital, “o município propõe à Diretoria da Sociedade (…) a cessão do hospital através de contrato de comodato, pelo prazo de 10 anos, renovável a critério das partes”. A Prefeitura se compromete a reformar todo o prédio e “prestar atendimento dos médicos especialistas em ortopedia, cardiologia, psiquiatria, pediatria, ginecologia, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, nutricionista e a unidade de extensão da farmácia básica e atendimento médico noturno entre outros”.
“Aguardamos, agora, a manifestação oficial dos responsáveis pela Sociedade Beneficente. Rezamos e acreditamos que Deus toque em seus corações e eles se sensibilizem do bem que fariam para a população mirandense cedendo o espaço”, diz Fábio Florença.
“Chiqueiro”
Fechado há mais de quinze anos, o prédio do antigo hospital Pedro Pedrossian povoou o noticiário há cerca de um ano, quando a imprensa estadual noticiou que parte do prédio virou chiqueiro para criação de porcos, fato que veio à tona através de um vídeo que viralizou rapidamente na cidade. Nas imagens, porcos aparecem sendo criados na área interna do prédio. “Imagens de porcos criados dentro do antigo Hospital Pedro Pedrossian chamam atenção pela “nova utilidade” do prédio que era mantido pela Sociedade Beneficente de Miranda, município distante 201 quilômetros de Campo Grande. Localizado na região central do município, o hospital está desativado desde 2008. A cena, em pleno coração da cidade, deixou os moradores indignados”, diz trecho da reportagem publicada pelo site Campo Grande News.
Sociedade Beneficente barrada pelo Ministério da Saúde
Segundo a mesma matéria publicada pelo Campo Grande News, “O Hospital Pedro Pedrossian era mantido pela Associação Beneficente de Miranda e encerrou suas atividades no ano de 2008. Conforme consta em publicação do Diário Oficial da União, publicado em 10 de novembro de 2014 pelo Ministério da Saúde, a Associação teve o pedido de renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, na área de Saúde, indeferido por conta de irregularidade ao atender os requisitos da portaria”.