Jornal da Cidade é usado das mais variadas formas, como material pedagógico

Nos últimos anos a educação infantil foi modificando e enfrentando muitos avanços que não deve exercer sobre nós o efeito da perda de uma visão crítica sobre a situação. A primeira etapa da educação básica tem a finalidade de desenvolver a criança até 5 (cinco) anos de idade, em seus aspectos psicológicos, físicos, intelectual e social. Nesta fase é imperioso fazer com que as crianças possam se interagir com adultos e com outras crianças em várias situações.

   O importante neste momento é compreender o processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil considerando fases e capacidades: cognitivas, motoras, físicas e sociais. A justificativa é que a magia do mundo infantil, a transparência da criança, sua inocência, espírito de curiosidade e criatividade, devem ser estimulados e preservados, enquanto dura essa fase especial que é a infância e para que quando adulta, tenha sua sensibilidade revitalizada com gratificação de todos os sonhos infantis

   A forma que a educação infantil é tratada pode ser adotada como um dos indicadores do desenvolvimento cultural de determinado município. Hoje nota-se que a educação infantil é indispensável na sociedade. Porque tanto as creches e pré-escolas constituem um espaço de descoberta do mundo para as crianças. É importante cumprir a responsabilidade social de compartilhar com as crianças esta descoberta tão instigante e prazerosa no sentido de ver o desenvolvimento bem de perto das crianças.

   É importante ressaltar, que o significado da leitura e o gosto por ela, a perenização do Jornal impresso ante a febre dos celulares, deve iniciar-se na infância, para que o estimulo a mesma, cresça à medida do desenvolvimento normal do indivíduo, que de certa forma, já tem sua leitura de mundo, antes mesmo do seu ingresso na escola formal, como dizia o educador  Paulo Freire: ‘A sua leitura de mundo antecipa a leitura da palavra. ”

  O trabalho do educador precisa refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças. E nesse patamar está o professor  Marcos Aurélio Feitosa, que engajado na arte de ensinar  buscou no  “Jornal da Cidade” as oportunidades  para alavancar o ensino de seus alunos, a exemplo do método utilizado na Escola Estanislau Bossay, no letramento dos alunos da EJA noturno.

   Procurado pela redação ele justificou seu projeto: “ A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico, no qual fatores genéticos e culturais intercalam-se. Miranda e Corumbá são cidades históricas e mantém a tradição de ter a disposição o jornal “on line’ e impresso. Portanto, o conhecimento de mundo precisa ser voltado para que o desenvolvimento da criança se dê de maneira integral e por isso utilizar o jornal impresso é um diferencial inquestionável.”

 O Professor Marcos Feitosa, que atua na Escola Municipal Rural Polo Paiolzinho e Extensões, cujo  diretor  Lourival Moraes Fernandes é grande incentivador da utilização de formas lúdicas de ensino e da preservação do Jornal Impresso como criador de conteúdo de procedência. Sim, claro, empenha-se custo e dedicação, mas vale ressaltar também, a importância da leitura e a manipulação de jornais com artesanato, com a matemática e com o entretenimento, na vida de uma criança, tem efeito pela vida toda, não somente em sua vida escolar, mas em seu cotidiano, pois quem não tem o hábito e o prazer de ler em sala de aula também não o faz fora dela.

*Da redação

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *