Dez jovens com idades entre 14 e 22 anos ingressaram na primeira turma do programa Senar Jovem Aprendiz Rural (Seja), desenvolvido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com a Prefeitura de Miranda através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho e com os empreendimentos Ibitiguáia Agropecuaria, Damaro Comercial Agropecuária, Novo Horizonte Agropecuária, GL Agropecuária e Santangelo Agropecuária
Cada jovem receberá uma bolsa mensal, custeada pelos empreendimentos rurais parceiros do projeto. Em contrapartida, os jovens participam do curso de administração rural promovido pelo Senar e atuam ainda como estagiários em repartições públicas da Prefeitura.
As atividades, iniciadas em 17 de fevereiro, seguem até o mês de setembro. “Iniciamos assim mais uma frente de fomento à geração de emprego e renda, tão necessários na nossa cidade. Estes jovens receberão uma bolsa, que ajuda na renda familiar e ainda se qualificam profissionalmente com o curso que farão e, ainda, vão aprender ofícios e apoiar o trabalho em repartições públicas”, afirmou o prefeito Fábio Florença (PSDB), que esteve na abertura do projeto, realizada no polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil). “Sabemos que a demanda é grande, que o número de contemplados é pequeno diante da demanda. Mas esta turma é o começo, o primeiro passo e com ela comprovamos nosso compromisso no desenvolvimento de políticas públicas voltadas aos jovens. Vem muito mais por aí, tenham certeza”, completou o prefeito.
Participaram do lançamento do projeto ainda a secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho, responsável pela gestão do projeto no âmbito da Prefeitura Carmem Triches Braga Florença, a vice-prefeita de Miranda, Elange Ribeiro (PSD), os vereadores Michel Roger (PSDB), Junhinho Medeiros (PSDB), Rico (PT), Rose Lipes (PSD) e Evair Borges (PT), além do coordenador da consultoria Scudler, responsável pela gestão do projeto junto ao Senar, a coordenadora Cíntia Fonseca Castanheira e representantes dos empreendimentos rurais parceiros.