No total, serão instaladas 557 lâmpadas de led em doze bairros de Miranda, incluindo o Centro, com investimentos de R$ 1.907.544,78 entre recursos federais e contrapartida do município.
A instalação das novas lâmpadas começou na segunda-feira, 27 de maio, e o trabalho está sendo realizado pela empresa Funchal Construção e Serviços, vencedora do processo licitatório para execução do serviço.
“Há dias trabalhamos neste contrato, que precisou correr todos os trâmites legais para começar a ser executado. A iluminação é uma prioridade e, com muito trabalho, agora, conseguimos colocar em execução”, explica a secretária Municipal de Planejamento de Miranda, engenheira Camila Mussato. “Esta é a primeira fase e estamos trabalhando em outras frentes para melhorar a iluminação pública de Miranda”, completa a secretária.
As novas lâmpadas iluminam mais que as antigas, duram mais, são mais econômicas e agridem menos o meio ambiente.
Os recursos para a execução para a instalação e lâmpadas de led em Miranda são oriundos do Programa Calha Norte (PCN), do Governo Federal, por meio de ação do senador Nelsinho Trad (PSD).
PROGRAMA CALHA NORTE
O Programa Calha Norte (PCN), com 35 anos de existência, abrange, atualmente, 442 municípios, dos quais 155 ao longo de 13.938 km na faixa de fronteira, distribuídos em dez estados da federação: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Matogrosso, Matogrosso dos Sul, Pará, Tocantins, Rondônia e Roraima, em uma área de 58,7% do território nacional, abrangendo 85% da população indígena brasileira.
Subordinado ao Ministério da Defesa desde junho de 1999, o PCN contribui com a promoção da ocupação e o desenvolvimento ordenado dos municípios que integram a sua área de atuação, respeitando as características regionais, as diferenças culturais e o meio ambiente, em harmonia com os interesses nacionais, a proteção do território e a soberania nacional. O PCN tem como objetivo contribuir para a defesa nacional, com ênfase na faixa de fronteira, a promoção do desenvolvimento sustentável e a fixação da população local na sua região, fortalecimento da cadeia produtiva, geração de emprego, renda e a melhoria da qualidade de vida de mais de 15,8 milhões de brasileiros.
- qui, 21 novembro 2024
Menu