Investir na formação de jovens perpassa o compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a promoção de um futuro econômico, social e ambientalmente sustentável para o nosso planeta e para as atuais e futuras gerações. As condições do mercado de trabalho e a falta generalizada de oportunidades de trabalho, especialmente para os jovens e idosos, é uma grande preocupação.
Enfrentar o desafio global do emprego dos jovens através do desenvolvimento, formação e capacitação, com a implementação de estratégias e políticas que proporcionem o acesso ao trabalho decente e produtivo, é fundamental para garantir um desenvolvimento sustentável, inclusivo e reduzir a pobreza. A persistência de elevados níveis de desemprego e de subemprego, particularmente entre os jovens, deflagram a necessidade de estratégias de desenvolvimento econômico que criem oportunidades de adequada formação dos jovens e emprego em todos os níveis com fulcro no artigo 14, do Estatuto da Juventude, que determina que é direito do jovem a profissionalização, o trabalho e a renda, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, adequadamente remunerado e com proteção social.
Promover o crescimento econômico sustentável, equitativo e inclusivo; criar mais oportunidades para todos; reduzir as desigualdades; melhorar as condições básicas de vida; promover o desenvolvimento social equitativo para todos são metas que só serão alcançadas com os devidos investimentos na educação e formação de crianças e jovens. Ouvi as ideias sobreditas nas propostas asseveradas em uma entrevista com o jornalista e radialista Eli Souza. Quando usava o microfone o Cientista Social (UFMS), Especialista em Políticas Públicas (Fug/RS), Ex Secretário de Políticas de Juventude CG/MS, Ex Conselheiro Nacional de Juventude, Ex Presidente do Fórum Nacional de Secretários de Juventude, Maicon Nogueira, que explanava: “Economia faz tudo girar, inclusive as políticas públicas, uma cidade que arrecada bem, que tem uma economia pulsante, com indústria, comércio, empresas fortes, é uma cidade que tem capacidade de investir em tudo, eu tenho essa visão de fortalecer a economia, para que a gente tenha subsídios, para que possamos colocar onde precisa de verdade, não como forma de esmola, não como forma de manter a pessoa dependente do poder público, eu quero diminuir o número de pessoas no Bolsa Família, não sou contra o Bolsa Família. Hoje tem empregadores com sérios problemas de contratação, porque a pessoa não quer sair do Bolsa Família para ganhar a mesma coisa que ela ganha, então existem vários projetos que a Câmara pode realizar como forma de colocar benefícios onde as pessoas vão usufruir de verdade”.
E ele complementou: Eu venho de uma família muito humilde, onde eu não tinha computador em casa, e o acesso a internet, eu ia em um cyber, com 1 real, para ficar 1 hora, e eu ia com o tempo com o tempo contado, então eu sabia que aquilo ali iria me render. Hoje não, o jovem tem a tecnologia ali no dia a dia, com acesso ilimitado, está barato, então ele acaba sendo usado. Então temos que olhar como vereador, e trabalhar a vida da família, fazer conscientização, o pai e mãe chega ali e coloca um celular no filho, e está trabalhando a favor do desserviço na vida desse jovem. A educação está despreparada, não está mais preparando ela para a vida, ela está fazendo mais do mesmo”. E ainda em outro momento asseverou: “O primeiro projeto de lei a ser apresentado é o que promove inclusão do jovem autista no mercado de trabalho.” Muitos aguardam por este dia…conseguir seu emprego, afinal Campo Grande é a terceira Capital do país com o maior número de jovens proporcionalmente ao número da população, com 250 mil pessoas com idades entre 15 e 29 anos. Ademais a indefectível Helena Alcântara, assim como inúmeras mães tanto de Miranda, como de Campo Grande, desejam e anseiam que Helena e João Miguel tenham um sol no seu horizonte a brilhar, doravante e que assim sejam com as Verônicas, Jéssicas, Josiannys, Amandas. Carolines,Julianes, Fabrícias, Lidianes, Lauannys, Luzias, Rosianes, Roselenes…
*Articulista