Pela primeira vez na história, Miranda realiza Conferência do Idoso

Pela primeira vez Miranda realizou a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que aconteceu em 30 de julho, na sede do Cras (Centro de Referência da Assistência Social). O evento foi uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), em parceria com a Prefeitura de Miranda através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (SMAST).

Com a participação de diversos segmentos, em especial de idosos que participam do Programa Viva Mais da SMAST, a conferência discutiu os seguintes eixos:

Eixo 1: Financiamento das Políticas Públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; 

Eixo 2: Fortalecimento das Políticas para a proteção à vida, à saúde e ao acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; 

Eixo 3: Proteção e Enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;

Eixo 4: Participação Social, Protagonismo e Vida Comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;

Eixo 5: Consolidação e Fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como Política do Estado Brasileiro.

“É um momento grandioso da minha vida e na vida de quem lutou por isso, como o seu Marinho. Seu Marinho lutou por isso”, afirmou o senhor Idelbrando Ibanhez Castro, presidente do CMDPI, fazendo uma homenagem à memória do senhor Marinho Faccin, que foi um dos mais antigos e ativos integrantes do programa Viva Mais. O seu Idelbrando destacou a importância da conferência para que “nossa classe seja ouvida e valorizada”.

A vereadora Rose Lopes, a “Rose da Saúde” (PSD) participou da abertura da Conferência  e se disse satisfeita pela participação de tantos idosos no evento. “Isso faz com que tenhamos certeza de que serão retiradas propostas que realmente fazem a diferença na vida da melhor idade mirandense”, disse a vereadora.

“Esta conferência é para ouvir o que vocês, idosos têm a dizer e assim construirmos”, afirmou o vereador Everaldo José dos Santos, o “Everaldo da Eletrosantos” (PSDB), que também participou da solenidade de abertura da Conferência.

Para o vereador Paulinho “Cabeça de Onça” (PSDB), o evento reforça o compromisso tanto do Executivo quanto do Legislativo em promover espaços de diálogo para a construção de políticas públicas que realmente toquem a vida das pessoas.

O vereador Evair Borges (PT) disse ao público de idosos que “vocês já fizeram as partes de vocês como mães, pais. Agora é o momento de cuidarmos para a qualidade de vida da terceira idade”.

A defensora pública de Miranda, Maria Clara Morais Porfírio destacou a importância do momento para garantia dos direitos dos idosos em Miranda.

“Vocês são exemplo de vida, vocês nos passam a sabedoria, o conhecimento. O prefeito Fábio manda um abraço fraterno e reforça o compromisso em seguirmos construindo as políticas públicas junto com vocês”, afirmou a secretária de Assistência Social e Trabalho, Cíntia Fonseca Castanheira.

Participaram ainda da abertura da 1ª Conferência do Idoso de Miranda o secretário Municipal de Turismo e Cultura, Fernando Henrique Albuquerque e o secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável Alexandre Bruno.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *