“Mato Grosso do Sul é o Estado que mais mata LGBTs no Brasil. Como servidor público, o que você faz pode afetar a vida das outras pessoas”. Com estas frases a psicóloga Priscilla Soares Teruya iniciou a conversa com servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho de Miranda, no treinamento realizado para melhorar o atendimento destes servidores à pessoas LGBTs.
“Muitas vezes nós, servidores, erramos ao fazer o acolhimento, o atendimento da pessoa LGBT, exatamente por não termos conhecimento. Por isso realizamos esta ação que trabalha o letramento dos nossos servidores nesta questão”, explica Cíntia Fonseca Castanheira, secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho.
O treinamento, foi promovido pelo Centro Estadual de Cidadania LGBT+, através do Programa Rede Cidadania da Secretaria de Estado de Cidadania, que foi representada no evento pela também psicóloga Gabrielly Antonieta Lima da Silva.
O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Miranda, em 26 de agosto, com as presenças dos vereadores Michel Roger (PSDB), Paulinho Cabeça de Onça (PSDB), Edivaldo Antonio (PT) e Rose Lopes (PSD).
Os vereadores assistiram toda a palestra, interagiram e fizeram perguntas, demonstrando a importância de ações como esta para levar informação ao público a fim realizar de forma correta a inclusão de pessoas LGBT nas políticas públicas de desenvolvimento social.
Representantes da comunidade LGBT local, sem vínculos como servidores públicos, também participaram do treinamento, contribuindo com intervenções de esclarecimento.









