Ampliação e reforma
Na indicação 008/2025, o vereador solicitou a reforma da Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo na Aldeia Cachoeirinha. O pedido foi encaminhado ao governador Eduardo Riedel, para o secretário de estado de Educação Hélio Daher , também para o secretário de estado de Infraestrutura e Logistica Guilherme Alcantâra, e ainda para Alfredo Neto Coordenador de Modalidades Específicas/SED/MS.
“A escola atualmente atende mais de 330 alunos, e a reforma dessa unidade é essencial para proporcionar um ambiente seguro, confortável e adequado ao ensino dos alunos da comunidade indígena. Além da reforma, é essencial a construção de novas salas para atender as necessidades dos estudantes e professores. A comunidade escolar necessita urgentemente dessas melhorias para assegurar um ensino de qualidade e proporcionar condições dignas de aprendizado e trabalho. A Escola Funciona em tempo integral e noturno, oferecendo cursos de Ensino Médio em tempo integral e profissionalizantes, Normal Médio, EJA alfabetiza e EJA qualifica”.
Construção de quadra de esportes
A construção de 01 (uma) Quadra Poliesportiva na Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo na Aldeia Cachoeirinha, foi solicitada pelo vereador na indicação 009/2025, encaminhada ao governador Eduardo Riedel, para o secretário de estado de Educação Hélio Daher , também para o secretário de estado de Infraestrutura e Logistica Guilherme Alcantâra, e ainda para Alfredo Neto Coordenador de Modalidades Específicas/SED/MS. “A escola atende mais de 330 alunos, mas não possui um espaço adequado para a prática de esportes e atividades recreativas, fundamentais para o desenvolvimento físico, social e educacional dos estudantes. A construção de uma quadra poliesportiva proporcionará um ambiente seguro e adequada para a prática de esportes e atividades extracurriculares, dando maior incentivo à educação física e ao bem-estar dos alunos e promovendo a inclusão social por meio do esporte e da cultura indígena, dando oportunidade para a realização de eventos comunitários e escolares, melhoria na qualidade do ensino, complementando a formação educacional dos estudantes”.
Perfuração de poço
A perfuração de um poço artesiano na escola municipal indígena Professor Anésio Alfredo Pinto na aldeia Cachoeirinha, foi solicitada pelo vereador na indicação 010/2025, enviada ao prefeito Fábio Florença, ao secretário municipal de Educação Anildo Balbuena e também para Lindomar Ferreira Coordenador Distrital de Saúde Indígena DSEI-MS.
“Atualmente, a escola enfrenta dificuldades no abastecimento de água potável, prejudicando as atividades escolares, a higiene, a alimentação dos alunos e o funcionamento geral da instituição. A falta de um sistema de abastecimento adequado compromete diretamente a qualidade do ensino e o bem-estar dos estudantes e funcionários. A perfuração de um poço artesiano garantirá fornecimento contínuo de água potável, dando melhoria na qualidade de vida aos alunos e profissionais da educação e garantia de condições adequadas para o funcionamento da cozinha, banheiros e limpeza geral da escola. Diante da urgência dessa demanda, solicitamos o apoio de Vossa Excelência para viabilizar essa importante infraestrutura, assegurando melhores condições para a comunidade escolar indígena”.
