Colocação de blocos
A colocação de Blocos Sextavados nas Ruas Ramão Penajo Maciel e Travessa São José no Bairro Maria do Rosário, foi solicitado pelo vereador através da indicação 001/2025, enviada ao prefeito Fábio Florença com cópia ao secretário de Obras Valter Ferraira.
O vereador cita o estado crítico em que se encontram essas vias, especialmente devido às chuvas frequentes, que têm causado acúmulo excessivo de lama e grandes poças d’água. “Essa situação tem dificultado a locomoção dos moradores, que encontram grandes dificuldades para transitar a pé, de bicicleta ou de moto, além de aumentar o risco de acidentes devido à lama escorregadia. A demanda por essa melhoria é reiteradamente solicitada pelos moradores do bairro, que sofrem com a falta de infraestrutura e pavimentação adequada. Nesta época do ano, com as intensas chuvas típicas do verão, a situação se agrava ainda mais, prejudicando o dia a dia das famílias que residem nessas ruas. Solicito ao Executivo Municipal que avalie com prioridade a viabilidade da colocação de blocos de concreto nessas ruas, proporcionando melhores condições de tráfego, mais segurança e qualidade de vida à população local”, disse.
Manutenção de iluminação
A Manutenção da Iluminação Pública na Colônia Paxixi, foi solicitado pelo vereador através da indicação 002/2025, encaminhada ao prefeito Fábio Florença e ao secretário de Obras do município.
“A rede elétrica e a estrutura de iluminação pública já existem no local, porém, grande parte das luminárias estão sem lâmpadas ou não estão funcionando corretamente.
Sendo uma área rural, a iluminação pública é essencial não apenas para garantir mais segurança e melhor visibilidade durante a noite, mas também para evitar riscos com animais peçonhentos e contribuir para um ambiente mais harmonioso e agradável para os moradores.
A falta de iluminação tem gerado constantes reclamações da comunidade, pois os moradores relatam que não conseguem transitar pelas ruas a pé sem o auxílio de lanternas ou outros objetos para iluminar o caminho. As vias da região possuem um fluxo diário de pessoas que vivem e trabalham no entorno, tornando ainda mais urgente essa manutenção. Solicito que providencie a manutenção da iluminação pública da Colônia Paxixi, garantindo melhores condições de mobilidade e segurança para a população local”.
Andamentos das obras do Frigorifico em Mirada
Requeiro à Mesa, ouvido o Colendo Plenário, na forma regimental, para que seja encaminhado expediente deste Poder ao Exmo Sr. FABIO SANTOS FLORENÇA, Prefeito Municipal, ao departamento de ENGENHARIA e ao Departamento JURÍDICO. Requerendo informações detalhadas sobre o andamento das obras do Frigorífico no Município de Miranda-MS, conforme previsto na Lei Municipal nº 1546, de 06 de junho de 2023.
JUSTIFICATIVA
O requerimento se justifica com base no Artigo 1º, item I da referida Lei, que estabelece a obrigatoriedade da empresa concluir pelo menos 30% (trinta por cento) da obra até a data de 31/05/2024, nos termos do Projeto de Engenharia apresentado à Prefeitura Municipal. Esse percentual de construção deve ser fiscalizado pelo Setor de Engenharia do Município.
Além disso, conforme disposto no item II, do Artigo 1º da mesma Lei, a obra do Frigorífico e seus respectivos anexos devem ser concluídos definitivamente, com todos os equipamentos instalados, no prazo máximo de 50 (cinquenta) meses a partir da publicação da Lei, estabelecendo o prazo final para a conclusão da obra em Agosto de 2027.
Considerando a importância desse empreendimento para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos no município, este requerimento visa garantir transparência e acompanhamento efetivo do cumprimento das cláusulas estabelecidas na legislação municipal.
Patrolamento e cascalhamento
Na indicação 003/2025, encaminhada ao prefeito Fábio Florença, com cópia para o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Valter Ferreira, solicitou patrolamento e cascalhamento da estrada que dá acesso ao povoado do Baiazinha do Gravi.
“A região em questão vem sofrendo com as precárias condições da estrada, a qual se encontra em estado crítico devido à grande quantidade de areia solta e às frequentes chuvas que vem tendo. Esse cenário tem agravado a formação de bancos de areia e erosões, tornando inviável o trânsito de veículos de passeio e de carros de menor porte. A estrada em questão é linha de ônibus escolar e conecta o povoado à MS-448, sendo a principal via de acesso dos moradores até a cidade de Miranda. Assim, a falta de infraestrutura adequada compromete diretamente a mobilidade da população local, dificultando o acesso a serviços essenciais como saúde, educação e comércio. A melhoria desta via trará grande benefício aos moradores, garantindo segurança, fluidez no trânsito e condições mais adequadas para a circulação de veículos. Dessa forma, solicitamos que a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos priorize essa demanda tão necessária para o bem-estar da comunidade”.
Moção de aplausos
Senhor Presidente,
Senhores Vereadores,
O VEREADOR EVERALDO JOSÉ DOS SANTOS, que o presente subscreve e os demais Vereadores com assento nesta Casa de Leis, vêm através desta, depois de ouvido o plenário, manifestar suas congratulações e encaminhar a presente MOÇÃO DE APLAUSOS aos alunos Arthur Rojes Gonçalves Martins, Emanuelli Trindade Moreira, Isabelly Nascimento da Silva, Jhonatan Levino Castro Villalba, Luis Gustavo Santos de Souza, Marcos Antônio Lemos da Costa, Pethrus Rodrigues dos Reis, aos Coordenadores de Área: * Matemática e suas Tecnologias – Profª Nayara Monaco Mendes * Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Profª Silara Fonseca, * Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Profª Suzane Cabrera Alves Franco, * Linguagens e suas Tecnologias – Profº Virlaine de Souza Fanaya, A Coordenação Pedagógica – Profª Elinete da Silva Riquelme, Profª Erica de Souza Peixoto e Profª Rubia Bernades Queiroga Bellini, Presidente da APM (Associação de Pais e Mestres) – Profª Cintia Sarate Beulk e a Diretora – Izamara Nunes Albuquerque e Diretora Adjunta – Andréia de Jesus Martins, que representaram com brilhantismo o Estado de Mato Grosso do Sul e, consequentemente, nossa Cidade de Miranda no Concurso Internacional de Talentos da Matemática (ITMC) 2025, realizada na cidade de Bangkok, na Tailândia.
JUSTIFICATIVA
A escola foi destaque devido ao excelente desempenho de seus alunos na Olimpíada de Matemática sem Fronteira, realizada em 2024. Conquistando medalha de menção honrosa para sete alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.
Estes alunos que estavam cursando a turma do 6° ano B do ensino fundamental II, no ano passado, demonstraram excelência e dedicação ao participarem desta competição a nível internacional, destacando-se pelo empenho e pela busca constante pelo conhecimento, elevando o nome de nossa cidade e servindo de inspiração para seus colegas e para toda a comunidade escolar.
A presente Moção também se estende aos professores e coordenadores envolvidos neste projeto, que desempenham um papel fundamental na formação de jovens talentos. O comprometimento e a dedicação desses educadores são essenciais para o desenvolvimento do aprendizado e para o incentivo à participação dos estudantes em competições de alto nível, reforçando a importância da educação como ferramenta de transformação social.
Que esta Moção de Aplausos sirva como reconhecimento e estímulo, valorizando o esforço de nossos alunos e professores e incentivando cada vez mais a busca pelo conhecimento, que é, sem dúvida, a chave para um futuro promissor.
Sala das Sessões da Câmara Municipal de Miranda-MS, 10 de Março de 2025.
