Implantação do CAPS
A implantação do CPAS (Centro de Apoio Psicossocial), em Miranda, foi solicitado pela vereadora através da indicação 001/2025, encaminhada para o prefeito Fábio Florença e ainda para a secretária municipal de Saúde Kellen Venciguer.A vereadora disse que: “Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diferentes modalidades são pontos de atenção estratégicos da Rede de Atenção Psicossocial: serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial. O Município de Miranda, segundo critérios do Ministério da Saúde, enquadra-se para possuir CAPS em diversas modalidades, sendo que propiciaria maior acesso e efetividade no atendimento à demanda psiquiátrica. Portanto, a presente indicação justifica-se pela necessidade e demanda extensiva na área”.
Emenda parlamentar para aquisição de ônibus
Emenda Parlamentar para aquisição de ônibus para atendimento médico rural em nosso município, foi tema da indicação 002/2025, enviado para os deputados federais Vander Loubet e Dagoberto Nogueira, para o prefeito Fábio Florença e também para a secretária municipal de Saúde Kellen Venciguer.
“Por meio desta, solicitar a destinação de emenda parlamentar para a aquisição de um ônibus de atendimento médico itinerante, visando melhorar o acesso da população rural do município de Miranda-MS aos serviços básicos de saúde. A zona rural do município enfrenta dificuldades de deslocamento para atendimento médico, o que impacta diretamente a qualidade de vida dos moradores, especialmente idosos, gestantes, crianças e pessoas com mobilidade reduzida. A aquisição desse veículo permitirá a oferta de consultas médicas, odontológicas, vacinação, exames preventivos e ações de promoção à saúde diretamente nas comunidades, garantindo um atendimento mais acessível e eficiente. A implementação deste serviço reduzirá a sobrecarga das unidades de saúde da zona urbana e promoverá uma melhor cobertura dos serviços básicos, contribuindo para a descentralização e fortalecimento da saúde pública municipal”.
Implantação de CEO
Na indicação 003/2025 a vereadora solicita a implantação de um Centro de Especialidade Odontológicas (CEO). O pedido foi enviado ao prefeito Fábio Florença e para a secretária municipal de Saúde Kellen Venciguer.
“A saúde bucal é essencial para a qualidade de vida e bem-estar da população, porém, muitos cidadãos enfrentam dificuldades para acessar tratamentos odontológicos especializados no sistema público de saúde. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) é uma unidade fundamental dentro da Política Nacional de Saúde Bucal, oferecendo serviços como: Diagnóstico bucal, com ênfase no câncer de boca; Periodontia especializada (tratamento de gengivas e tecidos de suporte dos dentes);Cirurgias orais menores; Endodontia (tratamento de canal); Atendimento a pacientes com necessidades especiais e Prótese dentária. A ausência de um CEO em Miranda obriga muitos pacientes a se deslocarem para outros municípios, gerando dificuldades financeiras e de locomoção, além de sobrecarregar outras unidades de saúde da região. A implantação desse centro fortalecerá a rede de saúde bucal municipal, garantindo tratamentos adequados e melhorando a qualidade de vida da população. Diante do exposto, solicito ao Secretário Municipal de Saúde que viabilize a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) em nossa Cidade, priorizando a ampliação e qualificação do atendimento odontológico no município”.
Ampliação de leitos de hemodiálise
A ampliação dos leitos de hemodiálise no município de Aquidauana para atender os pacientes de Miranda, foi solicitado pela vereadora através da indicação 004/2025, enviado ao deputado federal Dagoberto Nogueira, para o deputado estadual Pedrossian Neto, para o Dr. Maurício Simões (Secretário de Saúde do Estado), prefeito Fábio Florença, Kellen Venciguer (Secretária Municipal de Saúde).
“A insuficiência renal crônica exige um tratamento contínuo por meio da hemodiálise, um procedimento exaustivo que já impõe desafios significativos aos pacientes. Em Aquidauana, a atual capacidade de atendimento é insuficiente, obrigando muitos pacientes a se deslocarem para cidades distantes, enfrentando viagens de mais de 220 km várias vezes por semana. Esse deslocamento intenso resulta em grande desgaste físico, emocional e financeiro, comprometendo ainda mais a saúde dessas pessoas. A ampliação dos leitos de hemodiálise em Aquidauana é uma necessidade urgente para garantir um atendimento digno e acessível, reduzindo os riscos associados ao deslocamento e proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes renais. Além disso, essa medida contribuirá para desafogar a demanda de outras cidades e otimizar a utilização dos recursos da saúde pública estadual. Diante do exposto, solicito ao Secretário de Saúde do Estado, Dr. Maurício Simões, que viabilize, com máxima urgência, a ampliação dos leitos de hemodiálise em Aquidauana, garantindo um atendimento mais próximo e humanizado para os pacientes do município”.
Construção de Unidade de Saúde
A necessidade da construção de uma sede própria para a Unidade de Saúde Arildo Bossay, sendo que essa unidade funciona dentro do Posto Central Aldo Bom Giovanni, foi uma solicitação da vereadora através da indicação 005/2025. Ela encaminhou a solicitação para o deputado federal Dagoberto Nogueira, para o deputado estadual Pedrossian Neto, para o Dr. Maurício Simões (Secretário de Saúde do Estado), prefeito Fábio Florença, Kellen Venciguer (Secretária Municipal de Saúde).
“A Unidade de Saúde Arildo Bossay presta um serviço essencial à população sendo responsável pelo atendimento de milhares de moradores da área rural Atualmente, a falta de uma sede própria gera dificuldades estruturais, prejudicando o atendimento e a qualidade dos serviços prestados. A construção da mesma proporcionará um ambiente adequado para os pacientes e profissionais de saúde, garantindo melhores condições de trabalho e atendimento. Além disso, contribuirá para a ampliação dos serviços oferecidos à população. Diante do exposto, solicito ao Poder Executivo que estude a viabilidade da construção dessa unidade, podendo contar com parcerias estaduais e federais para viabilizar o projeto”.
Castra Móvel
A vereadora, fez solicitação para que seja inserido no itinerário do Estado o castra móvel no município de Miranda, através da indicação 006/2025. O pedido foi enviado para o Superintende de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal no Governo MS, Carlos Eduardo Leite, para o prefeito Fábio Florença e ainda para a Secretária Municipal de Saúde, Kellen Medeiros Venciguer.
“A superpopulação de cães e gatos, especialmente em situação de rua, tem sido um problema crescente em nosso município. A falta de controle reprodutivo contribui para o abandono, maus-tratos e a disseminação de zoonoses. Além disso, muitas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para custear o procedimento de castração. A castração é um método eficaz para: Reduzir a reprodução descontrolada e o abandono de animais; Diminuir o risco de transmissão de doenças zoonóticas; Melhorar o comportamento dos animais, reduzindo fugas e agressividade; Contribuir para a segurança e qualidade de vida da população. Diante disso, sugere-se que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e/ou Meio Ambiente, estabeleça um programa contínuo de castração gratuita ou a preços acessíveis, em parceria com clínicas veterinárias, ONGs e universidades. Certo de contar com o apoio dos nobres pares e da administração municipal, aguardo a apreciação desta indicação.
