Aumento de leitos
O aumento de leitos no Hospital Municipal Renato de Albuquerque Filho devido à realização de cirurgias eletivas, foi uma solicitação da vereadora através da indicação 011/2025, enviada aos deputados Dagoberto Nogueira (federal) Pedrossian Neto (estadual), ao secretário estadual de Saúde, Mauricio Simões Corrêa, para o prefeito Fábio Florença e ainda para a secretária municipal de Saúde, Kellen Medeiros Venciguer.
“Considerando que citado Hospital passou a realizar cirurgias eletivas, observa-se um aumento na demanda por leitos hospitalares para o pós-operatório, impactando diretamente na capacidade de internação e na qualidade do atendimento prestado à população. A ampliação dos leitos se faz necessária pelos seguintes motivos: Melhoria no Atendimento – Com mais leitos disponíveis, pacientes submetidos a cirurgias eletivas terão um espaço adequado para a recuperação, reduzindo riscos de complicações. Redução da Superlotação – O aumento das internações pode comprometer a disponibilidade de leitos para outros atendimentos, tornando essencial essa ampliação. Eficiência nos Procedimentos Cirúrgicos – A disponibilidade de leitos influencia diretamente a programação e realização das cirurgias, reduzindo o tempo de espera da população. Atendimento Humanizado e Segurança do Paciente – A estrutura adequada para recuperação garante um cuidado mais eficiente, dentro dos padrões exigidos pelos órgãos reguladores de saúde. Impacto Positivo na Saúde Pública – Com o aumento dos leitos, será possível atender mais pacientes, diminuindo a fila de espera por cirurgias e melhorando a qualidade de vida da população”.
Implantação de viveiros
A criação de um viveiro com plantio de eucaliptos através de parceria com empresas da área, visando gerar empregos e promover práticas ambientais responsáveis no município, foi solicitação da vereadora através da indicação 012/2025, endereçada aos deputados Dagoberto Nogueira (federal) Pedrossian Neto (estadual), Jaime Verruck, secretário de estado de Meio Ambiente Desenvolvimento Ciências, Tecnologia e Inovação, ao secretário de governo e Gestão Estratégica (Segov), Rodrigo Perez Ramos, ao senhor Leonardo Mendonça Pimenta, Diretor Industrial Unidade Ribas do Rio Pardo, ao prefeito Fábio Florença e ainda ao secretário municipal Celso Moraes de Zouza, de Meio Ambiente e Recursos Hidricos.
“A instalação de um viveiro florestal e o cultivo de eucalipto representaria uma oportunidade significativa para o desenvolvimento econômico e ambiental do município de Miranda. Essa iniciativa pode trazer diversos benefícios, tais como: Geração de Empregos e Renda, pois a criação do viveiro e o plantio de eucalipto demandam mão de obra local, criando oportunidades de trabalho para os moradores, tanto no cultivo quanto no manejo sustentável da floresta. – Desenvolvimento Econômico, pois a presença de uma empresa desse porte pode atrair investimentos e fortalecer a economia da região, fomentando negócios locais e impulsionando a arrecadação municipal. – Sustentabilidade e Recuperação Ambiental, pois o manejo responsável do eucalipto pode ser aliado à recuperação de áreas degradadas e ao reflorestamento, promovendo benefícios ambientais para o município. – Fortalecimento da Parceria Público-Privada, pois uma parceria município desse porte pode resultar em projetos sociais e ambientais, beneficiando diretamente a população local. – Apoio à Agricultura Familiar, pois a empresa pode desenvolver programas de fomento a pequenos produtores, incentivando práticas agroflorestais sustentáveis. Diante do exposto, solicitamos que o Poder Executivo inicie os tramites necessários para que se firme essa parceria, a fim de viabilizar a instalação de um viveiro florestal e áreas de plantio de eucalipto no município de Miranda, assegurando benefícios econômicos e ambientais para a região, espelhando todo crescimento alcançado pela cidade de Ribas do Rio Pardo MS que vivencia essa parceria há alguns anos com a empresa SUZANO S/A, uma multinacional brasileira com mais de 100 anos de vida que aprendeu com as árvores que a vida sempre se renova e que, com elas, é possível plantar um futuro mais sustentável para o planeta e para as pessoas através da BIOECONOMIA.
Aquisição de veículo
A aquisição de um veículo tipo Chevrolet Spin, devidamente adaptado para o transporte de crianças portadoras de deficiência e cadeirantes, a ser utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Miranda, foi uma solicitação da vereadora através da indicação 013/2025, que foi encaminhada aos deputados Dagoberto Nogueira (federal) Pedrossian Neto (estadual), para o prefeito Fábio Florença e ainda para a secretária municipal de Saúde, Kellen Medeiros Venciguer.
“A presente indicação tem como objetivo garantir transporte adequado, seguro e digno às crianças com deficiência e cadeirantes atendidos pela rede pública de saúde. Atualmente, a Secretaria de Saúde enfrenta dificuldades na locomoção desses pacientes até as unidades de atendimento, centros de reabilitação e consultas especializadas, em virtude da falta de veículo adaptado. A aquisição de um veículo como o Chevrolet Spin, com espaço e acessibilidade apropriados, contribuirá significativamente para a melhoria da qualidade dos serviços prestados, promovendo inclusão social, cidadania e respeito às necessidades das pessoas com deficiência. Sendo assim, solicitamos atenção especial dos nobres pares para que avalie com prioridade esta demanda tão importante para nossa população”.
