Violência contra a mulher em Miranda: 81 casos só em 2025

Segundo dados do Monitor da Violência Contra a Mulher da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, somente n ano de 2025, 81 casos de violência doméstica contra a mulher foram registrados em Miranda.

Os altos números chamam a atenção das autoridades e levaram a Prefeitura a executar a campanha “Agosto Lilás – O Silêncio Mata”, que visa chamar a atenção da sociedade para o combate à violência contra a mulher. “Vamos ocupar todos os espaços para promovermos o diálogo, a educação, o esclarecimento, o engajamento da sociedade mirandense para enfrentarmos o silêncio que envolve a violência contra a mulher, o silêncio que mata mulheres”, explica a secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho, Cíntia Fonseca Castanheira.

A campanha começou oficialmente na noite da terça-feira, 12. Antes do início da sessão ordinária da Câmara Municipal, aproveitando a presença dos vereadores, a secretária Cíntia, ao lado da vice-prefeita Elange Ribeiro (PSD), que representou o prefeito Fábio Florença, e de servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, falou sobre a programação da campanha e recebeu o apoio dos vereadores.

“Em nome da Câmara, de todos os vereadores que estão presentes, a gente agradece mais uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Trabalho com o apoio da nossa vice, Elange, com o apoio do nosso prefeito Fábio. A Câmara está sempre de portas abertas para os projetos que vêm de encontro aos anseios da população, vocês sempre podem contar com o apoio desta Casa e de todos os vereadores”, afirmou o presidente da Câmara de Miranda, vereador Michel Roger Fredi (PSDB).

“O Fabinho e eu estamos imbuídos nesta campanha ‘Todos por Elas’, ‘O Silêncio mata’. A gente tem visto isso todos os dias, infelizmente. Na televisão, a mídia vem retratando o tanto que a mulher vem sendo vítima de violência e a gente quer fazer com que Miranda esteja consciente. Então, para isso, a Cíntia, nossa secretária de Assistência Social, junto com toda a equipe, organizou uma campanha durante todo este mês para que a gente possa falar um pouquinho com toda a sociedade sobre o que é o feminicídio, o que é a violência contra a mulher e a gente poder fazer com que Miranda não esteja nesses dados que a gente vem acompanhando em nosso estado, em nosso país. Então vamos lá, vamos engajar você também, nesta campanha do ‘Agosto Lilás, o silêncio mata'”, finalizou Elange Ribeiro. 

Já nesta quarta-feira, 13, começaram a ser realizadas as ações educativas que estão na programação da campanha. Entre outras ações, a equipe técnica do Creas (Centro de Referência Especialidade de Assistência Social), vai desenvolver atividades educativas em escolas, especialmente indígenas, promovendo informação sobre a violência contra mulheres. Servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos também participarão de ações de educação e orientação.

Câmara aderiu à campanha. Participaram do ato os vereadores  Rico, Edivaldo Antônio “Gordo”, Dayallen Roas, Juninho Medeiros, Everaldo “Eletrosantos”, Paulinho Cabeça de Onça, Evair Borges, Rose da Saúde, Michel Roger e Gabi da JR. FOTO: Luciano Justiniano.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *