Programa distribui kits de enxoval para gestantes mirandenses

Leide Maura, com a pequena Laura e sua família, recebem o kit de enxoval das mãos da secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho, Carmem Florença, que esteve acompanhada da assistente social do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) Debora Carmo e da coordenadora do Cras, Cíntia Fonseca Castanheira.

Mais uma menina! A quinta, entre seis irmãos. É a pequena Laura, que completou 16 dias de vida nesta quinta-feira, 03 de agosto. Laura veio para “fechar a fábrica” da mamãe, Leide Maura, 27 anos. A jovem mãe fez laqueadura.
Toda semana, antes do parto, a Leide Maura ia se encontrar com suas novas amigas, também gestantes, no grupo do Programa Mãe Mirandense. Nestes encontros ela fez amigas. “Temos até um grupo de zap e as meninas até já tiraram dúvidas comigo de como foi a cirurgia”, conta Leide Maura.
Para ela, durante os encontros, com assistentes sociais, psicólogos, profissionais da área da saúde, uma das coisas mais importantes foi entender a importância de ter uma rede de apoio. E de ter um espaço para conversar. “Foi bom para distrair a cabeça, gravidez não é fácil, tirar as coisas ruins da cabeça da gente”, diz Leide Maura.
A pequena Laura decidiu adiantar o nascimento. Apressada, veio com semanas de antecedência. E já chegou ganhando presentes: um kit de enxoval, contendo banheira, material de higiene, fraldas descartáveis, mantas e roupinhas.
Tudo porque a mamãe, Leide Maura, participou das reuniões do Programa Mãe Mirandense e cumpriu tudo o que se pediu dela: manteve vacinação em dia, fez o pré-natal, participou das atividades do planejamento familiar, entre outras coisas. “Esse enxoval dá uma ajuda grande”, diz Leide Maura.
Cuidar de quem cuida
Ajudar as mamães a terem uma gestação tranquila, com orientação, acompanhamento social, psicológico são alguns dos objetivos do Programa Mãe Mirandense. As gestantes participam de atividades semanais ministradas por profissionais das secretarias municipais de Assistência Social e Trabalho e de Saúde. As mães que desejam laqueadura, que é a cirurgia de esterilização, são atendidas pela equipe do planejamento familiar. Recebem orientações que ajudam a decidir pela cirurgia ou não.
Para participarem do programa, é necessário que as mães sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família. Além disso, há uma série de condicionalidades que elas precisam cumprir, como as que falamos anteriormente já aqui: vacinação, cumprirem o pré-natal, entre outras.

Continuar Lendo