Limpeza de valetas
Na indicação 006/2025, o vereador solicitou ao prefeito Fábio Florença, e ao secretário Valter Ferreira, de Obras e Serviços Urbanos, limpeza e desobstrução das valetas, bueiros e manilhas das ruas Benjamin Constant e Rua do Matadouro, localizadas na Vila do Matadouro. “A presente indicação se faz necessária devido ao anseio da população local, que enfrenta dificuldades com a drenagem das águas das chuvas, uma vez que as valetas, bueiros e manilhas encontram-se tomados por vegetação e terra, impossibilitando o fluxo adequado da água. Essa obstrução compromete a drenagem, tornando-a mais lenta e aumentando os riscos de alagamentos, erosão e proliferação de insetos, como o mosquito da dengue (Aedes aegypti), além de possibilitar o surgimento de animais peçonhentos, que representam um perigo para os moradores. Dessa forma, a intervenção da Prefeitura se faz urgente para garantir melhores condições sanitárias e de segurança, prevenindo problemas de saúde pública e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos do bairro”.
Limpeza de valetas I
Na indicação 007/2025, o vereador solicitou providências urgentes para a limpeza da valeta e seu entorno, localizado no Beco do “Sarmento”, e toda a sua extensão, ao fundo do Bairro Laranjal. A solicitação foi encaminhada ao prefeito Fábio Florença, e ao secretário Valter Ferreira, de Obras e Serviços Urbanos.
“A presente solicitação atende aos moradores, que relatam que há tempos a limpeza da valeta não é realizada, o que tem gerado um grande acúmulo de vegetação e detritos. Essa situação impossibilita o escoamento adequado das águas pluviais, aumentando o risco de alagamentos e transtornos para a população local. A valeta em questão desempenha um papel fundamental na drenagem das águas de enxurradas provenientes de bairros mais altos, como o Conjunto Habitacional Estanislau Bossay, o Residencial Jardim Europa, entre outros. Com a sua obstrução, a água fica represada, podendo transbordar para as ruas e residências próximas, causando inundações e comprometendo a infraestrutura da região. Além dos problemas estruturais, a falta de manutenção também representa um grave risco à saúde pública, pois a água acumulada e o matagal favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, Chikungunya e Zika vírus, além de atrair roedores e animais peçonhentos. Dessa forma, a limpeza da valeta e de seu entorno se faz urgente, tanto para garantir o escoamento eficiente das águas pluviais quanto para promover um ambiente mais seguro, harmonioso e livre de riscos à saúde da população”.
Valas de drenagem
A instalação de valas de drenagem revestidas de concreto na Rua Irmã Yeda no bairro Morada do Pantanal, foi solicitada ao prefeito Fábio Florença, através da indicação 08/2025. “A instalação de valas de drenagem revestidas de concreto na Rua Irmã Yeda no Bairro Morada do Pantanal é uma medida essencial para minimizar os impactos causados pelo acúmulo de água pluvial e melhorar a infraestrutura da região. Atualmente a ausência de um sistema de transporte adequado tem resultado em alagamentos frequentes erosão do solo e interrupções da via, dificultando o tráfego de veículos e pedestres especialmente em períodos chuvosos além disso o acúmulo de água favorece a prevalência de doenças de veiculação hídrica e compromete a segurança da população. O revestimento em concreto apresenta diversas vantagens como: eficiência no escoamento, durabilidade e resistência, prevenção de erosão, melhoria na mobilidade urbana e redução de impactos ambientais e aos moradores. Dessa forma a instalação de valas de drenagem concretadas é uma solução eficaz para melhorar a infraestrutura da referida rua, trazendo mais segurança, conforto e qualidade de vida para os moradores do Bairro Morada do Pantanal”.