Exposição interativa em Miranda destaca valor da água e consciência ambiental

O município de Miranda recebe entre os dias 27, 28 e 29 de abril, além de 1º de maio, a exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, projeto cultural e educativo que busca conscientizar crianças, jovens e adultos sobre a importância da água e da preservação dos recursos hídricos. O evento será realizado na Estação Ferroviária de Miranda, com entrada gratuita.

A iniciativa chega à sua quarta edição e já percorreu mais de 100 cidades em 14 estados brasileiros, levando informação, tecnologia e cultura para aproximar a população de um tema essencial para a vida humana: o cuidado com a água.

Durante os dias 27, 28 e 29 de abril, a programação será voltada exclusivamente para estudantes da rede escolar, mediante agendamento prévio. Já no dia 1º de maio, a exposição estará aberta ao público em geral, das 15h às 19h. Na mesma data, às 19h, será realizada a Mostra Cine ao Ar Livre, com exibição de filmes ligados à sustentabilidade e à preservação ambiental.

Tecnologia e aprendizado

Um dos principais atrativos do projeto é a experiência em realidade virtual, que permite ao visitante acompanhar o ciclo da água de forma imersiva. Utilizando óculos especiais, o público percorre uma jornada que começa em uma nascente, passa por rios, cidades, florestas e comunidades, até chegar ao mar.

Além de entreter, a proposta busca ensinar práticas sustentáveis e estimular o uso consciente da água no dia a dia. A combinação entre arte, imagem, som e movimento transforma o aprendizado em uma experiência dinâmica e acessível para todas as idades.

Segundo Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto, o trajeto proporciona diversão e também reflexão sobre os cuidados necessários com o meio ambiente e os recursos naturais.

Importância para Miranda e região

A realização de um evento desse porte em Miranda reforça a necessidade de debater temas ambientais em uma região que convive diretamente com a riqueza natural do Pantanal e depende da conservação dos rios, nascentes e mananciais.

Mais do que uma exposição cultural, o projeto representa um investimento em educação ambiental, despertando desde cedo nas novas gerações a responsabilidade coletiva de proteger a água — recurso indispensável para a saúde, agricultura, economia e qualidade de vida.

Em tempos de mudanças climáticas, estiagens e desafios ambientais cada vez maiores, iniciativas como essa ganham relevância por levar conhecimento de forma prática e envolvente à população.

Apoio institucional

A exposição é viabilizada por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Ambiental MS Pantanal e Sanesul, apoio local da Prefeitura Municipal de Miranda e da Secretaria Municipal de Educação. A realização é da 3 Apitos Cultura, Ministério da Cultura e Governo do Brasil.

Serviço

Exposição: Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais
Local: Estação Ferroviária de Miranda
Datas: 27, 28, 29 de abril e 1º de maio de 2026
Horário público geral: 1º de maio, das 15h às 19h
Cinema ao ar livre: 1º de maio, às 19h
Entrada: Gratuita

Fonte: Rafael Bitencourt / Organização do Projeto Olho D’Água.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *