Pedrossian homenageia Elange Ribeiro e André Vedovato em solenidade na Assembleia nesta quarta, 28

A vice-prefeita Elange Ribeiro (PSD) e o secretário Municipal de Governo de Miranda, André Vedovato foram indicados pelo deputado estadual Pedrossian Neto, para receberem os títulos de cidadã sul-mato-grossense e comenda de mérito legislativo respectivamente.

As homenagens serão entregues em sessão solene da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, na noite desta quarta-feira, 28 de outubro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo.

“É um momento ímpar em minha história, um marco em uma trajetória de dedicação em ajudar a transformar ideias em ações e necessidades coletivas em políticas públicas. Iniciativas desenvolvidas por alguém que acredita em Mato Grosso do Sul e que diariamente se esforça para honrar o acolhimento dessa, que já é minha terra”, afirma Elange Ribeiro, que continua: “agradeço ao deputado Estadual Pedrossian Neto e à toda a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, pela concessão deste título, uma honraria a quem tanto ama Miranda e Mato Grosso do Sul”.

“É com gratidão que recebo a comenda legislativa, que vem para celebrar toda uma vida de dedicação ao estado de Mato Grosso do Sul, em especial à Miranda que tanto amo. Quero enviar um abraço fraterno ao deputado estadual Pedrossian Neto por este reconhecimento, que aumenta minha responsabilidade por seguir na vida pública, construindo pontes e soluções que de fato beneficiem a vida das pessoas”, afirma André Vedovato.

Conheça as histórias dos homenageados:

Elange Ribeiro

Elange Ribeiro é assistente social, servidora pública municipal, gestora, legisladora e atual vice-prefeita de Miranda, Mato Grosso do Sul. Sua trajetória profissional e pública é marcada pelo compromisso com as pessoas, pela defesa dos direitos sociais e pela construção de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população.

Formada em Serviço Social, com especialização em Política Pública e Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde pelo Sírio Libanês.

Chegou em Mato Grosso do Sul, no município de Miranda, no ano de 2005, passou a integrar o quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Miranda, dando início a uma trajetória de dedicação ao serviço público que se estende por mais de duas décadas.

À frente da Secretaria Municipal de Assistência Social, entre 2006 e 2008, Elange Ribeiro contribuiu para o fortalecimento da rede de proteção social do município, participando da implantação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Urbano) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Também promoveu iniciativas de convivência e inclusão, como a Semana de Natal, além da implantação de um polo de qualificação profissional em parceria com o SENAC, ampliando oportunidades de formação e preparação para o mercado de trabalho.

Posteriormente, como secretária municipal de Saúde e Saneamento, entre 2009 e 2012, desenvolveu ações relevantes para a organização e a humanização dos serviços públicos de saúde. Entre suas realizações estão a implantação da Central de Regulação de Vagas, implantação de equipe multidisciplinar na atenção primária a saúde, melhoria de logística das equipes e setores, a realização do primeiro Outubro Rosa em Mato Grosso do Sul no ano de 2009, conforme sua trajetória de atuação, e a implantação do Agosto Azul, iniciativa voltada à conscientização sobre a saúde masculina que antecedeu a popularização do Novembro Azul no estado.

Outro destaque de sua gestão foi a implantação do Programa de Fortalecimento Materno-Infantil, que contribuiu para ampliar de 38% para 97% o acompanhamento de gestantes com sete ou mais consultas de pré-natal. Por esse trabalho, esteve entre os gestores municipais de saúde reconhecidos nacionalmente no grupo dos 100 melhores secretários de saúde do Brasil, nos anos de 2010, 2011 e 2012, conforme os reconhecimentos recebidos à época.

Na área do turismo, meio ambiente e cultura, sua rápida atuação de cinco meses, no ano de 2019, também, deixou contribuições relevantes. Realizou parceria com equipe para o mapeamento da gruta vertical da Reserva Biológica Municipal, com aproximadamente 120 metros de profundidade, colaborou na organização do mapa turístico de Miranda e promoveu iniciativas relacionadas à sustentabilidade, entre elas a implantação da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis.

A trajetória de Elange Ribeiro no Poder Legislativo Municipal foi marcada pela defesa de direitos e pela produção de leis com impacto social. Exerceu três mandatos como vereadora de Miranda, nos períodos de 2013 a 2016, 2019 a 2020 e 2021 a 2024, levando para o debate legislativo sua experiência como assistente social e gestora pública.

Entre suas principais iniciativas está a lei de cooficialização da Língua Terena de Sinais, Kini Kinau e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma medida de valorização linguística, acessibilidade e reconhecimento da diversidade, que obteve destaque pela mídia nacional.

Também é autora da legislação de reconhecimento e proteção do patrimônio histórico material, imaterial e natural de Miranda, iniciativa premiada pela União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul, reforçando a importância da preservação da memória, da identidade e das riquezas culturais e naturais do município. Assim como a lei que viabiliza a comercialização de saboaria artesanal em Miranda, iniciativa que ultrapassou os limites municipais e chegou ao debate no Senado Federal, por meio do senador Cidinho Santos, de Mato Grosso, ampliando a visibilidade do município e de MS, contribuindo para o reconhecimento do trabalho dos artesãos e da economia criativa.

Sua atuação legislativa também resultou na criação de conselhos setoriais, como o Conselho Municipal da Juventude, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e o Conselho de Bem-Estar Animal, fortalecendo a participação social e os mecanismos de formulação e acompanhamento das políticas públicas.

Na defesa das mulheres, destacou-se pela apresentação de leis que asseguram prioridade habitacional a mulheres vítimas de violência, observados os critérios legais, e estabelecem impedimentos à contratação, pela administração pública municipal, de homens condenados judicialmente por violações relacionadas à violência contra mulheres, conforme as condições previstas na legislação. Também, apresentou legislação para garantir às mulheres o direito de acompanhante em procedimentos ginecológicos e obstétricos, abrangendo situações como exames preventivos, pré-natal e partos.

Destaques ainda à ações, como a elaboração das edições da Cãominhada e de outras iniciativas de proteção animal, preservação ambiental e incentivo à cultura local.

Ao longo de seus mandatos, suas iniciativas legislativas somaram 36 leis sancionadas à garantia de direitos, à inclusão, à proteção social e à valorização da identidade mirandense e sul-mato-grossense.

Sua trajetória também inclui experiência na formação de profissionais, tendo atuado como tutora presencial do programa ProFuncionário, vinculado à educação pública estadual, e como professora de Serviço Social em instituições de ensino superior.

André Vedovato

André Massuda Vedovato, filho de Neder Afonso da Costa Vedovato e Maria do Carmo Massuda Vedovato, construiu sua trajetória pública pautada pelo compromisso com o município de Miranda e pela dedicação ao Poder Legislativo.

Casado com a senhora Gislaine Vedovato, é pai de Lucas e Eloyze. Sua participação na vida política de Miranda teve como principal capítulo o exercício de dois mandatos como vereador, contribuindo para os debates, decisões e ações voltadas ao desenvolvimento do município.

Exerceu o mandato parlamentar nos períodos de 2026 a 2020 e de 2021 a 2024 e, durante sua segunda passagem pelo Legislativo, foi eleito Presidente da Câmara Municipal por duas gestões consecutivas, assumindo a responsabilidade de conduzir os trabalhos do Poder Legislativo e administrar a estrutura da Casa.

À frente da Câmara Municipal, André Massuda Vedovato promoveu importantes investimentos na modernização e estruturação do Legislativo. Entre as ações realizadas, destaca-se: a aquisição de um veículo zero quilômetro, ampliando e renovando a frota da Câmara, implantação de computadores nos gabinetes dos vereadores, atualização do maquinário do setor administrativos com impressoras, servidor e computadores modernos, além de novas mesas e cadeiras   proporcionando melhores condições de trabalho aos servidores e maior estrutura para o exercício da atividade parlamentar.

Outro importante marco de sua gestão foi a iniciativa para a construção de um novo Plenário da Câmara Municipal. Durante sua administração, foi adquirido o terreno destinado à obra, elaborado o projeto arquitetônico e realizada a licitação para a construção do novo espaço.

Ao final de seu mandato como presidente do Legislativo, André deixou recursos financeiros assegurados em conta para a continuidade e conclusão das obras, demonstrando planejamento e responsabilidade na condução dos recursos públicos. Os investimentos realizados e encaminhados durante sua gestão ultrapassaram um milhão e meio de reais, representando um importante legado para a estrutura física e administrativa do Poder Legislativo de Miranda.

Sua trajetória como vereador e presidente da Câmara Municipal fica marcada pela busca de melhorias nas condições de trabalho dos parlamentares e pela preocupação em deixar uma estrutura mais moderna, adequada e preparada para atender às futuras gerações do Legislativo mirandense.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *